2006/10/06

ALGUNS TRABALHOS ANO LECTIVO 2005/6

LENDA DE S.MARTINHO






Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra algures em França.

Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta,chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito,muito frio, vento e mau tempo.


Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam.

De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola .


Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa cortou-a ao meio e deu metade ao pobre .


Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram.
Parecia que era Verão !
Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom .


É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho .



------------------------------------------------------------------------------------------------




A LENDA DA EUROPA









Porque será que a Europa se chamará Europa? Há uma lenda do tempo da Grécia Antiga que nos conta a história da Origem Deste nome.

Há muitos, muitos anos (há mais de 2000 Anos!), os gregos acreditavam na existência de muitos deuses. Existia o deus do Mar, que se chamava Poseidon; a deusa do Amor que se Chamava Afrodite, a deusa da Paz que se chamava Atena e deu o nome à capital da Grécia.
Estes e outros deuses viviam no monte Olimpo, alimentavam-se de uma bebida deliciosa chamada ambrósia e obedeciam a Zeus, o pai de todos os deuses...

Para além de terem as qualidades e os defeitos dos humanos, ou seja, apaixonavam-se, zangavam-se, tinham ciúmes e grandes zangas, estes deuses tinham também poderes sobrenaturais. Lá do cimo, na sua morada no meio das nuvens, olhavam para a terra e observavam os humanos, ora ajudando, ora complicando as suas vidas...
Nessa época, habitava as costas do mar Mediterrâneo um povo de comerciantes, os Fenícios. Europa era o nome de uma princesa fenícia que vivia com os pais num palácio magnífico rodeado de bosques e jardins. A princesa Europa costumava passear com as amigas e apanhar flores... e foi num desses passeios que Zeus, o deus supremo, a avistou. _É lá... – disse Zeus. - Que linda princesinha! Achou-a tão bonita, tão encantadora que não conseguiu resistir e resolveu raptá-la. Mas, acontece que Zeus já era casado! E Era, a sua mulher, era muitíssimo ciumenta... Quando descobria que o marido se apaixonava por outras mulheres, ficava furiosa, é claro, e muitas vezes vingava–se! Para que Hera não o descobrisse, Zeus achou que era melhor arranjar um disfarce, para raptar a sua nova paixão: - Vou transformar-me num touro! – pensou Zeus. – Ninguém vai descobrir que sou eu! E, em menos de um segundo, Zeus transformou-se num belo touro castanho, de olhar muito manso, com um círculo dourado a enfeitar-lhe a testa. Foi deitar-se num prado, bem perto do lugar onde Europa se passeava e esperou pacientemente. Assim que a princesa o avistou, aproximou-se muito curiosa.: - Que animal tão bonito! Que olhar tão doce...-disse ela derretida. Zeus, sob a forma de touro , deitou-se prontamente a seus pés. A princesa sentar-se, levanto-se num salto e começou a voar por cima do mar.
- Socorro! – gritou muito alto a princesa Europa .- Fui raptado por um touro maluco, socorro!
Mas ninguém lhe dava ouvidos... por todo o lado por onde passavam, todos cumprimentavam o touro voador e, depressa se apercebeu de que o touro era na verdade um deus disfarçado. O que iria acontecer – lhe?
A princesa Europa chorou durante toda a viagem. Queria voltar para o seu palácio, para junto dos pais, queria voltar a passear com as amigas. Mas Zeus queria-a para sua mulher e tratou-a tão bem que ela depressa se esqueceu do desgosto.
- Só não quero que me abandones num lugar deserto! - pediu Europa a Zeus .
- Não te preocupes... - respondeu o novo namorado. – Vou levar-te para um lugar lindo, fora da Ásia, bem longe daqui.
Zeus e a princesa Europa foram viver para a ilha de Creta, no Sul da Grécia, e tiveram três filhos.
Foi assim que os poetas da Grécia antiga passavam a chamar Europa às terras que ficavam para lá da Grécia e os historiadores começaram a usar o nome Europa para se referirem a este continente.Quem diria que o nome do nosso continente é, na verdade, o nome de uma bonita princesa? Que privilégio!







------------------------------------------------------------------------------------------------

COMO CABER NA CHAMINÉ



Era uma vez uma menina chamada: Carlinha que gostava muito do pai Natal .
Certo dia o pai Natal adivinhou que a Carlinha queria que ele fosse lá a casa e então ele foi para a casa da Carlinha.
Quando lá chegou reparou que tinha um problema pois não cabia na chaminé!
Tentou de tudo mas ele este ano estava muito mais gordo e não entrava de maneira nenhuma!
A Carlinha acordou ansiosa para ver o pai Natal e só chamava por ele!
- Oh pai Natal! Oh pai Natal!
Quando reparou que o pai Natal estava preso na chaminé disse:
- Oh que pena! O pai Natal não cabe na chaminé!
- Estou farto de aqui estar, já me dói a barriga!!
- Ajuda-me, puxa-me as pernas Carlinha! Disse o pai Natal.
- Vem ai a tia Catarina e o pai João Pedro para ajudarem.
De tanto puxarem o pai Natal lá conseguiu sair da chaminé mas caiu no chão e disse:
- Para caber na chaminé para o ano tenho de fazer dieta e não vou comer mais chocolates!!
------------------------------------------------------------------------------------------------














Sem comentários: